Horta particular em casa

Com o passar dos anos, por conta da correria do dia a dia ou por praticidade, acabamos consumindo cada vez mais produtos industrializados, que contêm diversos recursos químicos para nos dar a falsa sensação de sabor, coloração ou aroma e mesmo que saibamos o quão danosa essa prática pode ser, não conseguimos nos desvencilhar dela.

Uma saída que está se tornando hábito nos dias atuais é a simpática horta particular em casa, com algumas ervas aromáticas ou folhas de fácil cuidado. Achou a ideia legal? Então vamos ver algumas dicas:

Depois que você tomou a brava iniciativa de montar a sua horta particular em casa, você precisa escolher quais ervas cultivar. A nossa dica é que comece com plantinhas mais simples e que não carecem de muitos cuidados como a salsa, manjericão, orégano, hortelã, pimenta, sálvia, alecrim e tomilho; você pode comprar as sementes ou as mudinhas em casas especializadas, mas tenha em mente que as sementes demorarão mais para germinar!

O PLANEJAMENTO
Fez a lista das plantinhas? Muito bem, agora você deve saber, antes de comprar os vasinhos ou jardineiras, que algumas plantas não se dão muito bem juntas. A salsa e o coentro, por exemplo, deverão ser plantados sozinhos, já que passam o gosto característico para as outras ervas e as impedem de evoluir. Já a hortelã pode ser aliada à Melissa para um melhor teor de óleo essencial ou a alface, para melhorar o desenvolvimento.

Para montar o lugar que vai acolher as novas moradoras da casa, você deverá escolher o local que receba muita luz e, se possível, um pouco de sol. Normalmente os quintais das casas conseguem ter várias opções, mas apartamentos as escolhas se restringem um pouco; se estiver em um apartamento com sacada, ótimo, você pode montar a sua horta lá. Se não, experimente colocar sua planta em uma janela que pegue sol em alguma parte do dia (janela da cozinha, por exemplo). Depois, escolha os vasinhos e jardineiras; tenha em mente que não adianta amontoar várias plantas em uma mesma jardineira então, na dúvida, plante apenas dois tipos de cada planta em uma mesma jardineira.

Existem outras opções de recipientes para plantar, como garrafas pet ou canos de pvc. Aqui, nós trazemos algumas ideias para você se inspirar! (o modo de montar é o mesmo que no vaso):

 

MONTANDO O VASO
No vaso, você vai montar camadas. Você vai precisar de alguns materiais, então faça a lista e vá as compras:

  • Argila expandida (em bolotas) ou seixos;
  • Manta de drenagem;
  • Terra preta (composto orgânico).
  • Primeiro, forre o assoalho do vaso com argila expandida ou seixos; depois, coloque uma manta de drenagem para ajudar a não acumular excesso de água dentro do vaso. Por fim, coloque ¾ de terra preta (composto orgânico), retire a muda do saquinho plástico sem quebrar o torrão que está em volta, coloque-a no vaso, cubra com terra e regue.

Prontinho, agora você terá uma linda hortinha em casa e poderá desfrutar da colheita entre 80-90 dias, aproximadamente. Lembre-se de regar conforme as necessidades de cada espécie e certificar-se de que há luz em abundância!